Skip to main content
Clean & Safe

XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira encerra programação em festa! | sábado, 17 de dezembro, 15h00

 

 

Visita guiada, lançamento do livro RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS.DOC \ Fundação Bienal de Arte de Cerveira” e de dois livros de artista inéditos, performances e concertos. São muitos os motivos para participar na Festa de Encerramento da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira que decorre este sábado, a partir das 15h00, no Fórum Cultural de Cerveira. A entrada é gratuita!

Prestes a encerrar as suas portas ao público, é tempo de fazer um balanço e comemorar mais um ano de edição da bienal de arte mais antiga do país e da Península Ibérica. Para tal, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) está a preparar uma tarde de programação multidisciplinar, com entrada livre.

“Este sábado será um momento de celebração do êxito da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira. Esta edição fica marcada como um ponto de viragem e de evolução com uma decisiva aposta assente em três vetores: educação, aproximação aos Cerveirenses e às freguesias e internacionalização. Posso dizer que conseguimos ir ao encontro das pessoas e levar a arte a todos, sem exceção”, explica em jeito de balanço o Presidente da FBAC, Rui Teixeira.

O programa iniciará pelas 15h00, com uma visita guiada pela diretora artística, Helena Mendes Pereira. Pelas 16h00 decorrerá a apresentação do livro “RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS.DOC \ Fundação Bienal de Arte de Cerveira”, resultante de uma investigação de Elisa Noronha. No seguimento deste projeto, serão ainda apresentados dois Livros de Artista, pelo coletivo “Espacialistas” e pelas artistas Susana Gaudêncio e Sofia Gonçalves.

Pelas 17h30, o Presidente da FBAC, Rui Teixeira, protagonizará um momento institucional de encerramento da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira.

O recentemente falecido pintor Francisco Trabulo (1957-2021), será ainda homenageado por Filipe Miranda, com uma instalação e performance musical (17h45).

Pelas 18h30, após um Verde de Honra, terão lugar dois concertos por Garcia da Selva e Supperminer, este último com performance visual de Filipa Saavedra.

De referir que este sábado não será cobrado bilhete de entrada à XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira. O presente evento integra a candidatura “Fundação Bienal de Arte de Cerveira: a Arte Contemporânea integrada na sociedade e no mundo” (2020 – 2021 – Apoio Sustentado – Artes Visuais), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

 

Programa:

15h00 – Visita guiada por Helena Mendes Pereira
Local: Espaços expositivos do Fórum Cultural de Cerveira

16h00 – Apresentação do livro “RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS.DOC \ Fundação Bienal de Arte de Cerveira”
Local: Auditório José Manuel Carpinteira, Fórum Cultural de Cerveira

– Helena Mendes Pereira (Diretora artística)
– Elisa Noronha (Investigadora e autora da publicação)

16h30 – Apresentação dos Livros de Artista
Local: Auditório José Manuel Carpinteira, Fórum Cultural de Cerveira
– Os Espacialistas
– Susana Gaudêncio e Sofia Gonçalves

17h30 – Encerramento da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira
Local: Auditório José Manuel Carpinteira, Fórum Cultural de Cerveira
– Rui Teixeira, Presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e do Município de Vila Nova de Cerveira

17h45 – Homenagem a Francisco Trabulo: “RōSHI”, instalação com performance musical de Filipe Miranda
Local: Pavilhão Norte, Fórum Cultural de Cerveira

18h15 – Verde de Honra
Local: Auditório José Manuel Carpinteira, Fórum Cultural de Cerveira

18h30 – Concerto de Garcia da Selva
Local: Auditório José Manuel Carpinteira, Fórum Cultural de Cerveira

19h00 – Concerto de Supperminer, com performance visual de Filipa Saavedra
Local: Auditório José Manuel Carpinteira, Fórum Cultural de Cerveira