Skip to main content

XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira já ultrapassou os 80 mil visitantes

“É com muita satisfação que comunicamos que já atingimos mais de 80 mil visitantes, neste que é um dos acontecimentos mais marcantes das artes plásticas do país”, anunciou o presidente do Conselho Diretivo da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Fernando Nogueira, entidade promotora do evento.

“DA POP ARTE ÀS TRANS-VANGUARDAS, Apropriações da arte popular” é o tema da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que decorre até 16 de setembro, em Vila Nova de Cerveira, para apresentar mais de 500 participantes de 35 países, e mais de 600 obras de arte.

“Está à vista de todos o êxito desta edição, comprovado não só pela forte adesão a nível nacional, mas também do público estrangeiro, com forte incidência na Galiza”, acrescenta Fernando Nogueira.

Segundo o coordenador artístico Cabral Pinto, o objetivo é “prosseguir com esta aposta numa estratégia de descentralização cultural e na dimensão internacional do evento, continuando a apresentar as mais recentes realizações artísticas e tendências estéticas”.

O programa desta edição da bienal de arte mais antiga do país envolve: Concurso Internacional; representações de 14 Universidades, Escolas Superiores e Politécnicos das áreas artísticas; Artistas Convidados e Curadorias nacionais e internacionais; Homenagem principal (Paula Rego), Homenagens (Jaime Azinheira e Ernesto de Sousa); Conferências e Debates; Ateliers e Workshops; Performances; Visitas Guiadas; Concertos; entre outros.

Da reconhecida artista Paula Rego encontram-se apresentadas 51 obras, entre gravura, desenho e pintura, criadas entre 1968 e 2001, de coleções de Fundações, Museus e privados. De destacar a presença das pinturas “The Barn” (1994) do Museu Coleção Berardo, e “Lenços dos Amores” (1968), da Coleção Millennium BCP.

Para quem ainda não teve oportunidade de visitar a XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, as portas mantêm-se abertas até 16 de setembro, de terça-feira a domingo. De recordar que, de 18 a 30 de setembro, decorrerão as visitas dedicadas a Instituições de Ensino e IPSS’s por marcação (geral@bienaldecerveira.pt).

Nesta 19.ª edição o evento alarga, mais uma vez, o seu âmbito expositivo, apresentando mostras em Paredes de Coura, Caminha, Vigo e Ourense (Espanha).

X