Skip to main content
Clean & Safe

Ministro da Cultura participa em programa dedicado à “Viagem pelo Esquecimento”

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira vai promover, nos dias 14 e 15 de outubro, um programa dedicado ao projeto artístico “Viagem pelo Esquecimento”. O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, vai marcar presença no evento esta sexta-feira, às 14h30, numa conversa dedicada à comunidade escolar.

Na próxima sexta-feira e sábado, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) promove um programa inteiramente dedicado ao projeto artístico “Viagem pelo Esquecimento”, que contará com a presença dos artistas Ana Mesquita e João Gil. O objetivo é a criação de momentos de diálogo e partilha com a comunidade escolar e o público em geral.

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, vai participar na próxima sexta-feira, às 14h30, numa conversa com os artistas e cerca de 150 jovens do ensino secundário. A sessão será seguida de uma visita oficial à XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira.

Já no sábado, 15 de outubro, pelas 17h00, o programa será alargado ao público em geral, com uma tertúlia sobre o projeto artístico, moderada pela diretora artística, Helena Mendes Pereira. O evento contará com a participação online de Mia Couto e terá transmissão em direto nas redes sociais da FBAC.

Recorde-se que a instalação artística “Viagem pelo Esquecimento” apresenta um encontro entre três diferentes formas de arte – videoarte de Ana Mesquita, a música de João Gil e a poesia de Mia Couto e percorre os passos daquela que foi a nossa pegada humana.

O projeto integra a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira que que mantém as portas abertas até 31 de dezembro sob o tema “WE MUST TAKE ACTION/ DEVEMOS AGIR”. O evento conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

 

PROGRAMA

14 de outubro, sexta-feira

14h30: Conversa dedicada à comunidade escolar com os artistas da obra “Viagem pelo Esquecimento” (Ana Mesquita e João Gil)

Intervenções:
– Abertura: Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Rui Teixeira
– Conversa com os artistas Ana Mesquita e João Gil, moderada por Helena Mendes Pereira
– Encerramento: Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva

 

15 de outubro, sábado

17h00: Tertúlia sobre a “Viagem pelo Esquecimento” com a presença dos artistas e moderação de Helena Mendes Pereira (participação online de Mia Couto) 

 

Mais informações sobre o projeto “Viagem pelo Esquecimento”