Skip to main content
Clean & Safe

Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, inaugura amanhã a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira

 

A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, irá presidir a inauguração da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que terá lugar amanhã, no Fórum Cultural de Cerveira, a partir das 16h00. A cerimónia, que será transmitida em direto nas redes sociais, contará com a presença, entre outros convidados, de vários membros do governo, de deputados da Assembleia da República e do Conselheiro da Embaixada do Japão, Yasuhiro Mitsui.

Assinalando 44 anos, a bienal de arte mais antiga da Península Ibérica quer agir e colocar os artistas a pensar o mundo e as suas emergências globais a partir do tema “WE MUST TAKE ACTION / DEVEMOS AGIR”. No total serão apresentadas cerca de 270 obras, de cerca de 318 artistas de 29 países. 

No decorrer da cerimónia, que contará com um momento musical do pianista e compositor Júlio Resende, será realizada a entrega dos Prémios Aquisição aos artistas participantes.  Para além das inaugurações dos espaços expositivos do Fórum Cultural de Cerveira, da Galeria Bienal de Cerveira e da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, o programa incluirá duas performances dos artistas Beatriz Albuquerque e Tomé Capa e uma improvisação sonora do duo de música experimental GUACHE.

Com direção artística de Helena Mendes Pereira, o evento irá genericamente adotar o modelo de 1978, estando previstas algumas novidades nas orientações programáticas: homenagem a Helena Almeida, país convidado – Japão, concurso internacional, artistas convidados, conferências internacionais, residências e intervenções artísticas, atividades em todo o concelho de V. N. de Cerveira, polos de exposição no Minho e na Galiza, projetos curatoriais, oficinas e visitas orientadas e arte em espaço público.

De referir que a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira integra a candidatura “Fundação Bienal de Arte de Cerveira: a Arte Contemporânea integrada na sociedade e no mundo” (2020 – 2021 – Apoio Sustentado – Artes Visuais), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

 

Programa:

 

16h00 – Ato inaugural no Fórum Cultural de Cerveira

17h30 – Performance “Revolução” de Beatriz Albuquerque

18h00 – Performance “Perfect Circle” de Tomé Capa

Morada: Avenida das Comunidades Portuguesas S/N. 4920-275 Vila Nova de Cerveira

 

18h30 – Visita à exposição da Galeria Bienal de Cerveira

Morada: Largo dos Bombeiros, 4920-250 Vila Nova de Cerveira

 

18h45 – Visita à exposição da Biblioteca Municipal V. N. de Cerveira

Morada: Terreiro – Praça da Liberdade 1, 4920-278

 

19h00 – Festa inaugural na Casa do Artista Jaime Isidoro

Improvisação sonora duo de música experimental GUACHE

Morada: Rua do Matadouro n.11, Vila Nova de Cerveira