A Fundação Bienal de Arte de Cerveira acaba de lançar a imagem da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que regressa a Vila Nova de Cerveira de 15 de julho a 16 de setembro 2017, sob o tema “Da Pop Arte às Trans-vanguardas, Apropriações da arte popular”.
Com a assinatura dos designers Margarida Azevedo e João Lemos, a nova imagem da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira recorda as mudanças gráficas e plásticas que ocorreram nas últimas décadas, decorrentes da transformação visual e tecnológica que os meios digitais conduziram.
“Esta evolução gráfica expressa uma contemporaneidade vanguardista na cor e na forma, que se manifesta na diversidade de articulações dos diversos elementos que a compõem”, esclarecem os autores.
A desconstrução do “olho” icónico do evento como parte integrante da identidade visual decorre das correntes da pop-arte e do vanguardismo, atitudes disruptivas que estas expressões artísticas assumiram no tempo e que vieram a afirmar-se como fatores transcendentes do fenómeno artístico cultural.
A FBAC apresenta, ainda, ao público um novo site – http://bienaldecerveira.pt/xix-bienal/, onde de forma funcional e intuitiva o visitante poderá ficar a par dos concursos, atividades e notícias do evento.
Nas palavras do Presidente da FBAC, Fernando Nogueira, “a estratégia de comunicação para esta bienal, que inclui uma nova imagem e plataformas de divulgação criadas ad hoc, pretende aprofundar esta relação entre público, artista e organização”.