A Fundação Bienal de Arte de Cerveira está à procura de voluntários para a XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira que desempenhem funções de acolhimento, informação e encaminhamento dos visitantes e apoio na organização das visitas guiadas. Os interessados deverão inscrever-se até 22 de julho de 2018.
Os voluntários terão a oportunidade de frequentar uma ação formativa na área do serviço atendimento e acolhimento ao visitante, estudos de públicos e introdução à Arte Contemporânea, ministrada por Helena Mendes Pereira e convidados a designar. No período de 6 a 10 de agosto de 2018 a ação formativa terá a duração de 20 horas e, ao longo da XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, haverá ações regulares de 5 horas.
O voluntário que exerce as ditas funções na Fundação Bienal de Arte de Cerveira, terá a oportunidade contactar com artistas de diferentes áreas e nacionalidades e viver uma experiência de aprendizagem e partilha únicas, no cenário da “Vila das Artes”. O projeto promove o espírito de solidariedade e são já muitos os exemplos de profissionais do setor que tiveram na experiência de voluntariado na Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a primeira de uma carreira de êxito. O foco da organização estará em proporcionar aos voluntários a aquisição de novas habilidades e o desenvolvimento das suas capacidades experimentando diferentes realidades sociais e culturais.
A FBAC compromete-se a assegurar, a todos os voluntários, formação, alojamento, alimentação, seguro e certificado de participação.
Cada voluntário fará um turno de 5h/dia, durante 15 dias, entre 10 de agosto a 23 de setembro de 2018.
Perfil dos candidatos:
– Idade entre os 18 e 30 anos;
– Motivação, espírito de iniciativa e responsabilidade para com o serviço;
– Disponibilidade e espírito de equipa;
– Preferencialmente, conhecimentos de línguas estrangeiras e habilitações académicas e/ou experiência profissional em áreas relacionadas com história de arte, expressão plástica, informática, relações públicas e relações internacionais.
Tarefas dos voluntários:
1) Apoio ao acolhimento:
– Acolhimento e encaminhamento dos visitantes para os diferentes espaços e serviços;
– Fornecimento de informações de caráter geral, funcionamento e programação de atividades;
– Apoio ao nível do acolhimento dos participantes nos programas educativos e ao nível logístico (preparação e reposição de materiais para oficinas) no Serviço Educativo;
– Apoio ao nível do acolhimento dos participantes em Cursos/Workshops/Conferências.
2) Informação e encaminhamento dos visitantes:
– Apoio na divulgação e informação das exposições e outras atividades associadas ao evento XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira;
– Distribuição de suportes de comunicação e do plano de atividades diário aos visitantes que circulam nos diferentes locais de exposição;
– Apoio na dinamização das atividades e workshops.
Mais informações: gorete.almeida@bienaldecerveira.pt