Skip to main content
Clean & Safe

FBAC acolheu Oficina Pensante “CON(tro)VERSA: o admirável mundo das verdades convenientes e das perguntas difíceis em museus”

 

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira acolheu, no passado dia 4 de novembro, a “Oficina Pensante CON(tro)VERSA: o admirável mundo das verdades convenientes e das perguntas difíceis em museus”.
O evento concretizou-se num encontro entre vários profissionais da área de Museologia e dos Museus de Portugal, Brasil e Espanha, tendo participado em várias dinâmicas e discutido sobre o modo como os museus se relacionam com patrimónios controversos e heranças difíceis e como entendem estes espaços de dissenso. Uma vez que os “temas controversos” que estes patrimónios suscitam são indissociáveis do museu – que define que patrimónios/temas são estes, como atuam perante estes patrimónios/temas, e quais os atores sociais envolvidos – é a partir do entendimento do museu como artefacto social que se torna possível explorar o fenómeno da “controvérsia” na teoria e prática museológica.

A sessão foi orientada por Alice Semedo (Professora Associada DCTP-FLUP/CITCEM) e Patrícia Remelgado (Pportodosmuseus.pt/CITCEM).