Skip to main content

Documentário da XXII BIAC estreia em televisão no Canal180

 

O documentário da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira vai ser transmitido no Canal180, uma plataforma editorial independente de divulgação de documentários, videoclips e concertos com uma cobertura representativa da produção artística atual. Esta será a estreia em televisão do filme que apresenta os melhores momentos da 22ª edição da bienal de arte mais antiga do país e da Península Ibérica, que decorreu de 16 de julho a 31 de dezembro de 2022, em Vila Nova de Cerveira, e registou cerca de 25 mil visitantes.

Tendo começado como um canal de televisão inovador em 2011, o Canal180 é atualmente um dos principais meios de comunicação de Portugal para música, cinema e arte. O documentário da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira vai ser transmitido, todas as terças-feiras do mês de junho, dias 6, 13, 20 e 27, às 14h00, numa emissão que poderá ser assistida na televisão por cabo nas operadoras NOS, Vodafone e MEO, internet e mobile.

“Estrear o nosso documentário em televisão é, sem dúvida, um passo muito importante para nós e o Canal180 tem esta particularidade de ser o primeiro canal de televisão dedicado à cultura e criatividade que dá voz à diversidade, em perfeita sintonia com o nosso posicionamento estratégico”, referiu o presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Rui Teixeira.

A XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira decorreu de 16 de julho e 31 de dezembro em Vila Nova de Cerveira tendo apresentado cerca de 270 obras, de cerca de 318 artistas de 29 países. O evento teve como tema “WE MUST TAKE ACTION / DEVEMOS AGIR” e pretendeu refletir sobre questões urgentes como o ambiente e a sustentabilidade, um desafio que foi lançado à comunidade artística e ao público em geral. Com direção artística de Helena Mendes Pereira, o certame adotou o modelo de 1978, com algumas novidades nas orientações programáticas: homenagem a Helena Almeida, país convidado – Japão, concurso internacional, artistas convidados, conferências internacionais, residências e intervenções artísticas, atividades em todo o concelho de V. N. de Cerveira, polos de exposição no Minho e na Galiza, projetos curatoriais, oficinas, visitas orientadas e arte em espaço público.

No âmbito do programa “De Município das Artes a Município para as Artes”, com curadoria de Mafalda Santos, participaram 30 artistas em 15 residências artísticas, nas 15 freguesias de Vila Nova de Cerveira. Foram realizadas 58 visitas orientadas e 40 atividades paralelas (ateliers e workshops, conferências, formações, apresentações públicas, intervenções artísticas, etc.).

Recorde-se que esta não é a primeira parceria entre a Fundação Bienal de Arte de Cerveira e o Canal180. Em 2012, estas duas entidades juntamente com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promoveram o “Cerveira Creative Camp”, que reuniu, durante duas semanas, 120 jovens a participar em diversas ações ligadas ao conceito da criatividade, nomeadamente na criação de vídeo, masterclasses, workshops e talks.

De referir que o documentário resulta de uma produção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, com a realização de Luís Lagadouro e que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.