VIII Bienal de Jovens Criadores da CPLP inaugurada esta segunda-feira

Integrada na XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a decorrer até 16 setembro, a ‘Vila das Artes’ acolhe, durante a próxima semana, a VIII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, com cerca de 250 participantes, sendo que 180 são jovens artistas. Inauguração está agendada para segunda-feira, 24 de julho, às 21h00, no Cineteatro de Cerveira, com a presença de ministros e representantes dos nove países membros.

Numa organização do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Conselho Nacional de Juventude (CNJ), em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Fundação Bienal de Arte de Cerveira, a iniciativa pretende promover o intercâmbio entre os jovens da CPLP, bem como o debate de temas com base nas perspetivas culturais de cada um e nas diversas formas de expressão.

A VIII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa apresenta uma componente de exposição centrada no Pavilhão Desportivo de Vila Nova de Cerveira, e uma outra componente das artes performativas a decorrer no Cineteatro Municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), Fernando Nogueira, sublinha ser “uma grande honra alargar a bienal mais antiga do país e da Península Ibérica aos países da CPLP, um sonho concretizado este ano”. “Temos de agradecer ao Governo português por esta escolha, um reconhecimento nacional que já sabemos que existe, mas agora também internacional e que acrescenta valor. Será uma bienal de excelência, acrescida por esta VIII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa”, acrescenta.

A cerimónia de abertura da próxima segunda-feira vai contar com discursos e intervenções culturais por parte de cada delegação, seguida de uma visita ao espaço expositivo da VIII Bienal. Após uma semana de intercâmbio, o encerramento dos trabalhos será presidido por Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação (titular das pastas da Juventude e do Desporto), na tarde de sábado, dia 29 de julho.

Este importante encontro reúne membros dos Governos responsáveis pelas áreas da Juventude e do Desporto da CPLP e as respetivas nove delegações – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A cooperação na área da juventude e do desporto tem sido estruturante e um dos pilares de ligação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, anterior à criação formal da CPLP, em 1996. Através da sua ação, a Conferência afirma-se como um espaço de troca de ideias, experiências e conhecimentos.

Todos estes grandes acontecimentos marcam assim um importante passo para uma melhor cooperação entre países de Língua Portuguesa em matérias de Desporto e de Juventude.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone
Publicado em Notícias