Fundação Bienal de Arte de Cerveira é parceira em projeto candidato ao OPT Cerveira-Tomiño 2019 | Vote no projeto “Pontes de Arte”

“Pontes de Arte” é o nome do projeto apresentado ao Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño 2019 pela Fundação Bienal Arte de Cerveira, em conjunto com a Associação Cultural Convento S. Payo, a Fundación Xoán Piñeiro, a Fundación Xavier Pousa e a Asociación Cultural Pintor Antonio Fernández. A votação online encontra-se aberta e prolonga-se até 16 de dezembro.

Tendo como ponto de partida o reconhecimento e as potencialidades artísticas de ambos os territórios, a iniciativa pretende implementar um projeto comum e conjunto que procure identificar os artistas vinculados em ambos municípios, inventariar e digitalizar as obras públicas existentes, com o intuito de favorecer e incentivar o desenvolvimento de um público atento, participativo e comprometido com a cultura.

Entre fevereiro e novembro de 2019, o projeto prevê as seguintes ações:

  • Elaboração de uma lista de artistas com a correspondente biografia e exemplos da produção artística;
  • Elaboração de um inventário e catálogo visual de obras públicas com a respetiva identificação do autor, título, localização e com recomendações para as administrações públicas em termos de conservação, manutenção, informação da obra, etc;
  • Organização de uma exposição itinerante, baseada em painéis explicativos sobre os artistas e as suas obras, e de lugares e espaços vinculados com a arte que se possam visitar;
  • Visitas específicas e orientadas para conhecer os espaços vinculados com a arte – Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Convento San Payo, Aula-museo Antonio Fernández, Taller-Fundición de Xoán Piñeiro, etc;
  • Elaboração de unidades didáticas (Guia para docentes – Caderno para o estudante) para as escolas, que incluam toda a informação da produção artística de Vila Nova de Cerveira e Tomiño.

 

As votações encontram-se abertas aos residentes de Vila Nova de Cerveira e Tomiño, maiores de idade, sendo obrigatório o voto em dois projetos, através da página web http://participacerveiratomino.eu/. Os resultados serão divulgados a 18 de dezembro de 2018.

Dotado com 20 mil euros, o Orçamento Participativo Transfronteiriço é uma das prioridades da Agenda Estratégica de Amizade Cerveira-Tomiño, com a qual se pretende potenciar a participação pública e o poder de decisão da cidadania de ambas margens do rio Minho.

X