Skip to main content
XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira – Bienal de Cerveira XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira – Bienal de Cerveira

XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira

10ago(ago 10)15:3023set(set 23)22:00XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira

Detalhes do evento

A XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira assenta numa estratégia de descentralização cultural e na dimensão internacional do evento, apresentando as mais recentes realizações artísticas e tendências estéticas através das atividades:

– Concurso Internacional, de Residências Artísticas, e de Intervenções Artísticas: salienta-se a sua componente internacional, de encontro, reflexão e criação artísticas, pela promoção de criadores emergentes. Abertos a artistas de todo o mundo, têm como objetivo abrir portas de oportunidade para as novas gerações, que serão avaliadas por júris com distinção no setor.

– Homenagem a Cruzeiro Seixas: será promovida uma retrospetiva, não só à sua obra (plástica e poética), como também um desafio a um olhar sobre o surrealismo português, enquadrando-se o tema, perfeitamente, na atualidade nacional se o ligarmos ao interesse que a obra de Joan Miró (1893-1983) tem merecido por parte dos públicos.

– Exposição de convidados/Instituições de Ensino Superior: visa aproximar os conceitos científicos da prática artística e promover a reflexão entre alunos, professores e artistas e o debate e investigação da Arte Contemporânea.

– Curadoria educativa, ateliers e workshops e visitas guiadas: promovendo a formação e sensibilização de públicos, é objetivo assumir diversos eixos, de intervenção cultural e educacional, dirigidos à comunidade, envolvendo as temáticas da arte e cultura contemporâneas. Privilegia-se o desenvolvimento da educação para a cidadania, a reflexão sobre a contemporaneidade, a valorização do conhecimento e experimentação. Ancora-se também na relação com agentes locais, partindo da atividade artística como instrumento de desenvolvimento económico e de coesão social.

– Exposição dos Sócios-fundadores FBAC: a singularidade estética do evento reside precisamente na diversidade de narrativas e interpretações consequente do encontro entre artistas. No âmbito desta multiplicidade de linguagens representadas e de discursos próprios do encontro intergeracional, serão mantidas as exposições de Henrique Silva, José Rodrigues e Jaime Isidoro, por forma a prestar tributo à perseverança destes artistas que permitirão em 2018 celebrar 40 anos.

– Debates e conferências: a singularidade do projeto reside ainda na construção de uma narrativa própria, através da experiências e pesquisas artísticas consequentes da reunião de artistas nacionais e estrangeiros em torno de colóquios, debates e intervenções, procurando estabelecer o diálogo constante entre artistas e público.

 

Local: Fórum Cultural de Cerveira | Avenida das Comunidades Portuguesas S/N 4920-275, Vila Nova de Cerveira

Horário: 11h00 às 22h00

 

 

Mais

Hora

10 agosto, 2018 15:30 - 23 setembro, 2018 22:00(GMT+00:00)

Obter indicações