Skip to main content

Exposição “Mulheres Artistas na Coleção da FBAC” • 17 de setembro a 6 de novembro 2021

 

 

A par da conferência “BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE CERVEIRA. UMA HISTÓRIA NO FEMININO”, promovida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira promove a exposição “Mulheres Artistas na Coleção da FBAC” de 17 de setembro a 6 de novembro 2021, no Palco das Artes.

No total são apresentadas 14 artistas mulheres, numa seleção de obras ainda pouco conhecidas pelo público, realizada pelo diretor artístico da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Cabral Pinto.

O mote para esta exposição foi lançado no âmbito da conferência “Bienal Internacional de Arte de Cerveira. Uma História no Feminino”, que integra o ciclo de conferências “Estórias Do Minho – Narrativas No Feminino De Uma Geografia Identitária”, promovido pelo Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.

Nas palavras da investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da U. Porto, Elisa Noronha: “Esta é uma história que ainda não foi escrita, nem contada e que não pode continuar esquecida: a história da Bienal Internacional de Arte de Cerveira a partir de uma perspetiva ou consciência feminista. Uma história de evidências menos óbvias que não deixe passar despercebida a fundamental participação e presença de mulheres artistas para a consolidação deste evento. Uma história que (re)conheça, valorize e divulgue a produção artística de mulheres que figura na memória coletiva da Bienal, mas que de maneira contraditória tem sido sub-representada pelas narrativas institucionais”.

 

Artistas participantes: Alexandra de Pinho (PT), Ana Hatherly (PT), Ana Lima-Netto (PT), Ana Pimentel (PT), Ana Vidigal (PT), Belkiss (PT), Cristina Valadas (PT), Daniela Steele (BR), Júlia Pintão (PT), Laura Martínez (ES), Susana Bravo (PT), Teresa Rodrigues (PT), Isabel Padrão (PT), Zélia Mendonça (BR)

Horário Palco das Artes: terça a sexta-feira: 15h00 às 19h00 • sábados: 10h00 às 13h00 • 15h00 às 19h00

 

Programa:

15H00 – Sessão de abertura
Momento Musical – Eva Mina e Diogo Costa

João Fernando Brito Nogueira – Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira
Em representação do Consórcio Minho Inovação:
Bruno Caldas – Primeiro Secretário da CIM Alto Minho
Rafael Amorim – Primeiro Secretário da CIM Cávado
Marta Coutada – Secretária Executiva da CIM Ave

15H30 – Prólogo por Elisa Noronha (Investigadora Integrada no CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», onde integra o Grupo de Investigação Património Material e Imaterial)

15H45 – Conferência de Márcia Oliveira (Investigadora Integrada no CEHUM – Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, onde integra o GAPS, Grupo de Investigação em Género, Artes e Estudos Pós-Coloniais)

16H15 – Conferência de Maria de Fátima Lambert (Professora Coordenadora [Estética e Educação] – Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Investigadora Integrada e Coordenadora da área temática Cultura, Arte e Educação – InED [Centro de Investigação e Inovação em Educação] ESE/ P.Porto)

16H45 – Por uma rotação do olhar. A Bienal Internacional de Arte de Cerveira narrada no feminino. (documentário sonoro de Elisa Noronha)

17H15 – Sessão de Encerramento – Aurora Viães – Vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira

17H30 – Inauguração da exposição “Mulheres Artistas na Coleção da FBAC”

 

 

Transmissão online no canal do Youtube e na página do Facebook do Município de Vila Nova de Cerveira